O alto funcionário de segurança nacional do Japão e o ministro das relações exteriores da China trocaram opiniões sobre a realização de uma cúpula entre os líderes de seus países.
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, está considerando a possibilidade de manter conversações com o presidente chinês, Xi Jinping, na cidade norte-americana de San Francisco, à margem da cúpula do fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico na próxima semana.
O secretário-geral da Secretaria de Segurança Nacional do Japão, Akiba Takeo, reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, em Pequim, na quinta-feira (9).
Além da possível cúpula entre Kishida e Xi, Akiba transmitiu as posições do Japão sobre questões bilaterais, incluindo o pedido para que a China suspenda a suspensão de todas as importações japonesas de frutos do mar.
A China impôs a medida depois que o Japão começou a liberar água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi no mar no final de agosto.
As autoridades também discutiram desafios internacionais, como o conflito entre Israel e Hamas e a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Eles concordaram em manter uma comunicação próxima sobre assuntos bilaterais e internacionais.
- Austrália destaca acordo histórico com Japão por novos navios - 6 de agosto de 2025 2:39 am
- BOJ alerta para riscos de alta nos juros de títulos públicos - 6 de agosto de 2025 2:35 am
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am