A polícia japonesa prendeu 25 supostos membros de uma rede de fraudes a bordo de um avião que os trazia do Camboja de volta ao Japão.
Fontes investigativas dizem que os homens, com idades entre 20 e 40 anos, são suspeitos de enganar uma mulher em Hokkaido, no norte do Japão, por meio de um golpe telefônico.
Os homens chegaram ao aeroporto de Haneda, em Tóquio, na quarta-feira (8), e, desde então, foram transferidos para uma delegacia de polícia próxima a Tóquio.
A polícia diz que o grupo roubou quase US$ 3.000 da mulher de 70 anos em Hokkaido, alegando falsamente que ela havia ganhado o direito de se mudar para uma casa de repouso. Eles dizem que o grupo a enganou para que ela pagasse em dinheiro para resolver o que eles diziam ser uma disputa com a casa de repouso em questão.
Acredita-se que os homens tenham entrado separadamente no Camboja entre março e agosto. Eles faziam ligações para vítimas em potencial no Japão, principalmente idosos, de um apartamento que servia como centro de operações.
As autoridades cambojanas detiveram os homens em setembro.
A polícia diz que vários passaportes foram encontrados empacotados no apartamento, o que sugere que foram confiscados para que os homens não pudessem fugir do país.
Eles dizem que os homens são suspeitos de terem se envolvido em casos de fraude semelhantes em pelo menos oito prefeituras, que renderam mais de US$ 1,5 milhão. Eles pretendem desvendar o esquema completo do grupo.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am