O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, condenou um dos ataques mais mortais contra civis dos últimos meses. Ele classificou o ataque em um vilarejo na região de Kharkiv como um “crime russo brutal”. Pelo menos 50 pessoas morreram.
O ataque ocorreu na quinta-feira (5), quando os moradores de Hroza se reuniram para um serviço memorial. Zelenskyy, que tem tentado reforçar o apoio cada vez menor de seus aliados, disse que tais ataques são “o novo normal”.
Falando a repórteres em Granada, na Espanha, Zelenskyy disse: “Acredito que hoje é impossível nos defendermos com qualquer outro meio que não seja a defesa aérea – especialmente no inverno – para proteger as pessoas que morreram de forma absoluta e trágica nesse ataque terrorista desumano”. ”
Zelenskyy estava participando de uma cúpula destinada a fortalecer a cooperação em toda a Europa. Ele pediu mais ajuda para colocar “armas nas mãos” de suas tropas. No entanto, ele está preocupado com o fato de que o que ele chamou de “tempestades políticas” poderia interromper o fluxo de ajuda dos EUA.
O presidente russo, Vladimir Putin, disse que se a ajuda militar à Ucrânia acabasse, o país duraria apenas uma semana. Ele disse em uma reunião em um think tank que os EUA e “seus satélites” haviam perdido sua influência e seu “senso de realidade”. Ele também se gabou de que os russos estão tentando criar uma “nova ordem mundial”.
- Verônica Sterman assume vaga no STM e gera controvérsia - 6 de outubro de 2025 6:23 am
- Flores de cosmos colorem parque aos pés do Monte Fuji - 6 de outubro de 2025 6:07 am
- Barco turístico colide em porto e fere 15 no Japão - 6 de outubro de 2025 5:56 am