O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, indicou que seu país atacou tropas russas com mísseis ATACMS (Army Tactical Missile System) de longo alcance fornecidos pelos Estados Unidos.
Zelenskyy afirmou, em uma rede social, na terça-feira (17), que “Hoje estou especialmente grato aos Estados Unidos. Nossos acordos com o presidente Biden estão sendo implementados. E estão sendo implementados com muita precisão – os mísseis ATACMS provaram seu valor.”
O General Valerii Zaluzhnyi, Chefe do Estado-Maior do Exército Ucraniano, postou um vídeo que supostamente mostra mísseis sendo lançados, com a inscrição “ATACMS”.
Segundo o jornal Wall Street Journal, fontes afirmaram que o exército ucraniano usou esses mísseis de superfície a superfície para atacar as tropas russas pela primeira vez.
O jornal norte-americano relata que Washington forneceu secretamente um pequeno número desses mísseis, que têm um alcance de cerca de 160 quilômetros, nos últimos dias.
A Ucrânia havia solicitado repetidamente aos Estados Unidos o fornecimento desses mísseis que podem ser lançados a partir dos sistemas HIMARS já fornecidos.
Esses mísseis são capazes de atacar alvos localizados atrás das linhas de frente inimigas.
Um membro sênior de um grupo pró-russo na região sul de Zaporizhzhia confirmou nas redes sociais que o exército ucraniano utilizou mísseis ATACMS na cidade portuária de Berdyansk.
- Colapso de escola na Indonésia deixa 49 mortos - 7 de outubro de 2025 1:47 am
- Nikkei 225 atinge recorde após vitória de Takaichi Sanae - 7 de outubro de 2025 1:42 am
- Ataque cibernético paralisa produção da Asahi no Japão - 7 de outubro de 2025 1:37 am