Na segunda-feira, as forças militares da Ucrânia afirmaram que repeliram os ataques russos na região altamente fortificada de Avdiivka, no leste da região de Donetsk. A Rússia continua sua ofensiva lá.
O Instituto para o Estudo da Guerra, afirmou em sua avaliação que as forças russas continuaram as operações para cercar Avdiivka em 15 de outubro, “mas ainda não conseguiram fazer mais progressos em meio a um provável declínio no ritmo das operações russas na área”.
Eles acrescentaram que permanecerão uma ameaça às forças ucranianas na região.
A frota do Mar Negro da Rússia foi atingida por ataques ucranianos no mês passado, incluindo ataques de mísseis em sua sede e outras instalações na Crimeia.
O Ministério da Defesa britânico afirmou no sábado (14), que, após uma série de ataques em agosto e setembro, a Frota Russa “provavelmente intensificou sua postura defensiva e reativa.”
O ministério também observou que o país realocou muitos de seus ativos navais de prestígio para áreas do leste, como a base naval de Novorossiysk, no sul da Rússia.
As forças ucranianas afirmaram na segunda-feira (16), que a Rússia aumentou a presença de navios porta-mísseis no Mar Negro e que, além de um submarino, outros dois fragatas estão em serviço de combate.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am