As forças russas continuam seus ataques à região de Donetsk, no leste da Ucrânia, mas, segundo informações, estão sofrendo perdas significativas de pessoal e equipamentos.
A Força Aérea da Ucrânia disse na sexta-feira (27), que os militares russos realizaram ataques durante a noite no sul do país e em outras áreas usando seis drones de fabricação iraniana. Também afirmou que a Rússia lançou um míssil balístico de curto alcance em direção à região de Kharkiv, no leste do país. A força ucraniana acrescentou que cinco dos seis drones foram destruídos.
O ministro ucraniano de Assuntos Internos, Ihor Klymenko, disse na sexta-feira que um míssil atingiu e danificou um prédio do corpo de bombeiros na cidade estratégica de Izyum, na região de Kharkiv, ferindo oito funcionários.
As forças russas continuam seus esforços para capturar a cidade de Avdiivka, na região de Donetsk.
Um grupo de estudos dos EUA, o Institute for the Study of War, disse em sua análise na quinta-feira: “As pesadas perdas de equipamentos russos em torno de Avdiivka provavelmente prejudicarão as capacidades ofensivas russas a longo prazo”.
O think tank também disse que imagens de satélite confirmaram que os militares russos perderam mais de 100 tanques e outros veículos militares perto da cidade entre 10 e 20 de outubro.
O coordenador do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, disse na quinta-feira (26): “As forças mobilizadas da Rússia continuam mal treinadas, mal equipadas e despreparadas para o combate”.
Ele disse que “a Rússia continua a não demonstrar respeito pelas vidas de seus soldados” e “temos informações de que as forças armadas russas estão, de fato, executando soldados que se recusam a seguir ordens”.
- Japão resiste a proposta da UE sobre comércio de enguias - 25 de novembro de 2025 6:01 am
- Phil Tittle lança álbuns inspirados em viagens e contrastes - 25 de novembro de 2025 3:59 am
- Lia Cordoni retorna ao programa Sons do Brasil, edição 552 - 25 de novembro de 2025 1:08 am

