As autoridades russas afirmam que o país está se juntando à China na restrição de importações de produtos da pesca japonesa a partir de segunda-feira (16).
As autoridades de quarentena e sanidade da Rússia anunciaram que as restrições permanecerão em vigor até que as informações necessárias sobre a segurança dos frutos do mar japoneses sejam fornecidas e analisadas pelos reguladores russos.
A China suspendeu as importações de frutos do mar do Japão no final de agosto em resposta à liberação de água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi, que está danificada desde o terrenoto e tsunami de março de 2011.
As autoridades russas já haviam anunciado que iriam reforçar os controles de quarentena e distribuição de produtos marinhos e processados japoneses.
No mês passado, eles haviam mencionado a possibilidade de se juntar à China em relação às restrições no fornecimento de frutos do mar do Japão.
A Agência Internacional de Energia Atômica afirma que a operação de liberação de água tratada e diluída no oceano está de acordo com as normas internacionais de segurança.
O governo japonês tem instado Pequim a suspender a proibição de importações, afirmando que a medida não se baseia em evidências científicas.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am