O Primeiro-Ministro do Japão, Kishida Fumio, anunciou que seu país está enviando aeronaves da Força de Autodefesa (SDF, na sigla em inglês) para apoiar as operações de evacuação de cidadãos japoneses que se encontram em Israel.
Autoridades japonesas já haviam informado, anteriormente, que estavam organizando um voo fretado para transportar nacionais da cidade israelense de Tel Aviv para a vizinha Dubai neste sábado (14).
Kishida afirmou na sexta-feira (13), que seu governo decidiu enviar as aeronaves da SDF separadamente para o nordeste da África, mais especificamente para o país de Djibouti. Ele acrescentou que as aeronaves estarão em prontidão no local para oferecer suporte durante as evacuações.
O Primeiro-Ministro Kishida enfatizou que as aeronaves da SDF partirão assim que o Ministério da Defesa concluir os preparativos necessários. Essa decisão visa, em grande parte, lidar com possíveis contingências, incluindo dificuldades operacionais de voo.
Kishida assegurou que o Japão trabalhará em estreita colaboração com outros países relevantes e fará o máximo possível para garantir a evacuação e a segurança dos cidadãos japoneses que ainda se encontram na região. A medida ocorre em um momento de crescente tensão em Israel, e o governo japonês está tomando ações para proteger seus cidadãos no exterior.
- Trump indica Kevin Warsh para comandar o Federal Reserve - 30 de janeiro de 2026 10:32 pm
- Número de estrangeiros no mercado japonês bate recorde - 30 de janeiro de 2026 9:26 pm
- EUA decertificam aeronaves canadenses em nova escalada - 30 de janeiro de 2026 8:45 pm
















