O referendo sobre os indígenas na Austrália será realizado em 14 de outubro. Em algumas partes do país, as pessoas já começaram a votar nas cédulas de forma antecipada.
O referendo pergunta aos australianos se a Constituição deve ser alterada para reconhecer os habitantes originais do país como os “Primeiros Povos da Austrália” e estabelecer um órgão consultivo permanente chamado Aboriginal and Torres Strait Islander Voice. Isso daria a esses cidadãos uma opinião sobre as principais políticas que os afetam.
Os indígenas australianos representam cerca de 3% da população. Eles ainda enfrentam desvantagens, incluindo discriminação e resultados ruins em saúde e educação.
Na segunda-feira (2), o primeiro-ministro Anthony Albanese visitou Melbourne, onde a votação antecipada já começou. Ele está liderando a campanha pelo “Sim”, já que a alteração constitucional é uma de suas principais políticas.
Uma pesquisa recente realizada por um grande jornal nacional colocou o “Sim” em 36% e o “Não” em 56%. Os oponentes dizem que a mudança causaria divisão no país ao dar tratamento preferencial a um grupo específico de pessoas.
- França inicia recrutamento para novo serviço militar voluntário - 13 de janeiro de 2026 11:59 pm
- Ex-presidentes do Fed condenam investigação criminal contra Powell - 13 de janeiro de 2026 11:30 pm
- Koizumi pede união no Indo-Pacífico contra intimidações - 13 de janeiro de 2026 11:17 pm
















