O ministro da Defesa da Indonésia, Prabowo Subianto, e seu companheiro de chapa se registraram para a eleição presidencial, marcada para fevereiro.
Eles se inscreveram na quarta-feira (25), o último dia do processo de registro, preparando o terreno para uma corrida de três candidatos.
Prabowo estará concorrendo à presidência pela terceira vez. Ele perdeu por pouco para o atual presidente, Joko Widodo, em 2014 e 2019.
O ex-general de 72 anos escolheu Gibran Rakabuming Raka como seu candidato a vice. Gibran é o filho mais velho de Joko.
Prabowo disse: “Nossa coalizão está determinada a fazer da Indonésia um país desenvolvido, um país próspero, um país cujo povo é próspero.”
Muitos apoiadores foram ver Prabowo e Gibran em Jacarta na quarta-feira.
Cerca de 200 milhões de pessoas estarão aptas a votar na eleição. Pouco mais da metade tem entre 17 e 40 anos. A escolha de Prabowo por Gibran, que tem 36 anos, poderia atrair o apoio desse grupo demográfico.
Gibran disse em um discurso: “Precisamos de uma geração jovem que seja confiável, uma geração jovem que seja forte, uma geração jovem que tenha compromisso nacional”.
Prabowo e Gibran prometeram dar continuidade a muitas das políticas econômicas e de bem-estar social de Joko. As últimas pesquisas de opinião mostram que a dupla tem uma pequena vantagem sobre seus dois rivais.
Os outros candidatos presidenciais são o ex-governador de Java Central, Ganjar Pranowo, e o ex-governador de Jacarta, Anies Baswedan.
Todos eles iniciarão suas campanhas eleitorais no final de novembro.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















