O porta-aviões nuclear dos EUA, Ronald Reagan, entrou no porto sul-coreano de Busan na manhã desta quinta-feira (12), após um exercício trilateral com a Coreia do Sul e o Japão. Essa é a segunda visita de um porta-aviões nuclear dos EUA à Coreia do Sul desde março, e é vista como uma demonstração de dissuasão fortalecida contra a Coreia do Norte.
O Ministério da Defesa da Coreia do Sul informou que o Ronald Reagan, baseado em Yokosuka, perto de Tóquio, permanecerá em Busan até segunda-feira (16). Durante a estadia, estão programados eventos de intercâmbio entre as forças dos EUA e da Coreia do Sul, bem como visitas públicas ao navio.
O Ronald Reagan participou de um exercício conjunto de dois dias com o Japão e a Coreia do Sul no Mar da China Oriental, que terminou na terça-feira (10).
Em julho, um submarino nuclear dos EUA fez uma escala em um porto sul-coreano, marcando a primeira visita desse tipo em 42 anos. O submarino estratégico tem capacidade para transportar mísseis balísticos armados com ogivas nucleares.
A Coreia do Norte se opõe cada vez mais a esses movimentos. Observadores especulam que a Coreia do Norte pode responder com um lançamento de míssil balístico ou outras ações hostis. A região permanece sob tensão devido às crescentes atividades militares e geopolíticas.
- Coreia do Norte critica envio de bombardeiros B-1B ao Japão - 26 de abril de 2025 7:20 am
- Reino Unido proíbe envio de controles de videogame à Rússia - 26 de abril de 2025 6:37 am
- Inflação em Tóquio atinge maior nível em dois anos - 26 de abril de 2025 6:32 am