18 C
Kóka
sexta-feira, 25 abril, 2025 11:30: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Parlamentar japonês Suzuki Muneo se reúne com o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia em Moscou

O parlamentar da oposição japonesa, Suzuki Muneo, revelou que se reuniu com o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Andrey Rudenko, em Moscou.

O parlamentar da oposição japonesa, Suzuki Muneo, revelou que se reuniu com o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Andrey Rudenko, em Moscou.

Suzuki disse a repórteres na capital russa, na quarta-feira (4), que manteve as conversações no dia anterior.

O membro da Câmara Alta disse que pediu ao lado russo para retomar um programa que permite que os cidadãos japoneses visitem os túmulos de seus ancestrais nas ilhas controladas pela Rússia e reivindicadas pelo Japão.

Suzuki disse que Rudenko, que está encarregado dos assuntos asiáticos, explicou que a estrutura do programa ainda existe, mas está suspensa no momento e culpou as decisões e respostas que o Japão tomou desde o ano passado.

Rudenko, aparentemente, estava se referindo à política de sanções do Japão depois que a Rússia invadiu a Ucrânia.

A Rússia controla as quatro ilhas. O Japão as reivindica. O governo japonês afirma que as ilhas são uma parte inerente do território nipônico. Ele afirma que as ilhas foram ocupadas ilegalmente após a Segunda Guerra Mundial.

Suzuki disse que ele também mencionou um acordo bilateral que permite que os barcos de pesca japoneses operem com segurança perto das ilhas controladas pela Rússia.

Suzuki disse que Rudenko observou que a Rússia ainda não entrou em negociações anuais sobre o assunto porque a posição do Japão é um problema.

Enquanto isso, o Nippon Ishin Japan Innovation Party, ao qual Suzuki pertence, diz que ele visitou a Rússia sem sua permissão e que considerará penalidades.

Suzuki disse que um assessor se atrasou com as devidas notificações. Ele acrescentou que retornará ao Japão na quinta-feira (5), e que está tomando providências para se reunir com o chefe do partido, Baba Nobuyuki, e outros.

Suzuki disse que visitou a Rússia, pensando que a manutenção do diálogo é necessária na situação atual. Ele disse que sua visita valeu a pena, pois conseguiu trocar opiniões sinceras.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img