A Coreia do Norte informou que o ex-secretário do Partido dos Trabalhadores responsável pelas relações internacionais, Kim Yong Il, morreu aos 76 anos de idade.
O jornal do partido no poder, Rodong Sinmun, noticiou sua morte em sua edição de segunda-feira. O jornal disse que o líder do país, Kim Jong Un, enviou flores para expressar suas condolências.
Kim Yong Il foi o principal delegado das conversações entre as seis partes, iniciadas em 2003 para tratar do programa nuclear da Coreia do Norte.
Ele também desempenhou um papel importante nas relações com o Japão. Quando a cúpula Japão-Coreia do Norte foi realizada em 2002 e 2004, Kim Yong Il cumprimentou o então primeiro-ministro do Japão, Koizumi Junichiro, no aeroporto de Pyongyang. Na época, ele era vice-ministro das Relações Exteriores responsável pela Ásia.
Durante a cúpula de 2002, a Coreia do Norte admitiu e pediu desculpas pelo sequestro de cidadãos japoneses por agentes do país.
Kim Yong Il continuou a se envolver nas relações entre o Japão e a Coreia do Norte por muitos anos depois disso.
De 2013 a 2014, ele conversou com Iijima Isao, um ex-assessor de alto escalão de Koizumi, e se reuniu com o falecido legislador japonês e lutador profissional Antonio Inoki durante suas visitas à Coreia do Norte.
Dizia-se que Kim Yong Il era um dos assessores mais próximos de Kim Jong Un, mas ele havia se retirado do palco público nos últimos anos.
O jornal do partido enfatizou que Kim Yong Il contribuiu para a implementação da política externa da Coreia do Norte.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am