Os ministros das Relações Exteriores dos países membros da UE se reuniram em Kiev para seu primeiro encontro na capital ucraniana. O chefe da política externa da UE, Josep Borrell, disse que isso deve ser entendido como um compromisso claro do bloco com a Ucrânia.
O encontro de segunda-feira (2), foi a primeira reunião dos ministros das Relações Exteriores da UE fora do bloco.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, discursou na reunião e enfatizou que o apoio da União Europeia é indispensável para pôr um fim rápido à invasão russa.
Zelenskyy disse que está “confiante de que a Ucrânia e todo o mundo livre podem prevalecer nesse confronto”. Ele disse que a vitória da Ucrânia depende da cooperação entre seu país e a UE.
Mais tarde, o chefe da política externa da UE, Josep Borrell, disse aos repórteres que a reunião conjunta dos ministros das Relações Exteriores com a Ucrânia em Kiev deve ser entendida como um compromisso claro da UE com a Ucrânia e seu apoio contínuo em todas as dimensões.
Borrell disse que propôs um pacote de ajuda militar para a Ucrânia de até 5 bilhões de euros, ou cerca de 5,25 bilhões de dólares, para o próximo ano. Ele disse que espera que os países membros possam chegar a um acordo até o final do ano.
O resultado das eleições parlamentares do mês passado na Eslováquia lançou uma sombra sobre a unidade da UE no apoio à Ucrânia. Um partido de esquerda eslovaco que pede a suspensão da ajuda militar à Ucrânia ficou em primeiro lugar nas pesquisas.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am