A Rússia informou que o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, iniciará uma visita de dois dias à Coreia do Norte na quarta-feira (18).
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia fez o anúncio na segunda-feira (16).
A medida foi tomada depois que o presidente russo, Vladimir Putin, e o ditador norte-coreano, Kim Jong Un, concordaram em reforçar a cooperação em sua cúpula no mês passado. Os dois países marcaram o 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas em 12 de outubro.
Durante sua visita, espera-se que Lavrov discuta detalhes sobre a cooperação bilateral nos campos militar e econômico, incluindo energia, aparentemente tendo em mente os Estados Unidos e outros países ocidentais.
Essas nações estão cada vez mais em desacordo com a Rússia por causa da invasão da Ucrânia.
Pyongyang também anunciou, por meio da agência estatal Korean Central News Agency, que a visita de Lavrov foi feita a convite do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte.
A Coreia do Norte anunciou planos para uma terceira tentativa de lançar um satélite de reconhecimento militar no final deste mês, após dois fracassos anteriores.
Relatos da mídia sul-coreana sugerem que a Coreia do Norte receberá apoio técnico da Rússia para desenvolver satélites espiões.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am