Um porta-voz militar israelense indicou que as forças do país estão preparadas para lançar operações em larga escala, incluindo uma ofensiva terrestre, na Faixa de Gaza.
O porta-voz disse no domingo (22), que os militares estão intensificando os ataques a Gaza para minimizar o perigo para suas forças nos “próximos estágios da guerra”.
Ele também disse que Israel passará para a próxima fase sob as melhores condições para seus militares “de acordo com a decisão do nível político”.
As forças israelenses estão realizando ataques aéreos visando edifícios altos e túneis usados pelo grupo terrorista islâmico Hamas. A mídia local informa que pelo menos 50 pessoas morreram entre a noite de sábado (21) e o domingo (22).
Os militares posicionaram tanques ao redor de Gaza e anunciaram que abateram dois membros do Hamas perto de cercas ao longo da fronteira entre Israel e Gaza.
Os militares também anunciaram que realizaram um ataque aéreo a uma mesquita na Cisjordânia no domingo, dizendo que obtiveram informações de que a mesquita estava sendo usada por terroristas que planejavam um ataque.
Acredita-se que esse seja o primeiro ataque aéreo desde 2006 na Cisjordânia, onde fica a sede da Autoridade Palestina. A área fica a mais de 120 quilômetros da Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas.
Aparentemente, Israel está desconfiado de possíveis ataques pela retaguarda, já que está concentrado em Gaza.
Enquanto isso, a passagem de fronteira de Rafah entre Gaza e o Egito foi aberta no sábado. Um comboio de ajuda com 20 caminhões entrou no território bloqueado.
Mas as Nações Unidas dizem que a ajuda não é suficiente para os mais de 1,6 milhão de pessoas que precisam de assistência.
Desde o início dos confrontos entre Israel e o Hamas, em 7 de outubro, pelo menos 1.400 pessoas morreram em Israel. Mais de 200 pessoas, inclusive estrangeiros, foram feitas reféns pelos terroristas.
Em Gaza, o número de mortos chegou a pelo menos 4.385.
- Zelenskyy avança negociações com EUA para compra de armas - 29 de setembro de 2025 8:13 am
- Pânico em comício na Índia deixa ao menos 36 mortos - 29 de setembro de 2025 8:07 am
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am