A Marinha dos EUA anunciou que um avião de patrulha, um P-8A Poseidon, sobrevoou o Estreito de Taiwan, uma ação que gerou críticas da China. A 7ª Frota da Marinha afirmou que a aeronave transitou pelo Estreito de Taiwan na quinta-feira (12), destacando que, ao operar dentro do estreito “de acordo com o direito internacional, os Estados Unidos defendem os direitos de navegação e liberdades de todas as nações.”
A passagem da aeronave “demonstra o compromisso dos Estados Unidos com um Indo-Pacífico livre e aberto”, declarou a Marinha dos EUA.
O Comando Teatral Oriental do Exército Chinês respondeu ao voo nas redes sociais chinesas. Um porta-voz do comando emitiu uma declaração criticando a Marinha dos EUA por dar destaque público ao incidente.
O porta-voz afirmou que o Comando Teatral Oriental “organizou caças para monitorar a passagem da aeronave dos EUA e lidou com ela de acordo com as leis e regulamentos.”
O oficial acrescentou que as tropas no teatro “permanecem em estado de alerta máximo o tempo todo e defendem resolutamente a soberania e segurança nacionais, bem como a paz e estabilidade regionais.”
- Dançarinas de quimono celebram tradição sob neve em Aomori - 17 de janeiro de 2026 12:01 am
- Narita volta a registrar fluxo internacional pré-pandemia - 16 de janeiro de 2026 11:20 pm
- Austrália remove 4,7 milhões de contas infantis das redes sociais - 16 de janeiro de 2026 11:15 pm
















