Um importante jornal dos Estados Unidos afirmou que oficiais de segurança iranianos ajudaram o grupo palestino Hamas a planejar o ataque surpresa a Israel no último sábado (7).
O relatório do Wall Street Journal, divulgado no domingo (8), citou membros graduados do Hamas e do grupo militante xiita libanês Hezbollah como fontes. Segundo o relatório, oficiais do Corpo de Guardas Revolucionários Islâmicos do Irã mantiveram conversas com esses dois grupos na capital do Líbano, Beirute, desde agosto. Alegadamente, os oficiais iranianos deram luz verde para o ataque em uma reunião na segunda-feira da semana passada.
O relatório também afirma que o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, esteve presente em pelo menos duas dessas reuniões.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, declarou à ABC television no domingo: “Ainda não vimos evidências diretas de que o Irã esteve por trás deste ataque específico ou esteve envolvido, mas o apoio ao longo de muitos anos é claro.”
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am
- Corrida de drones anima campos de arroz em Yamagata - 29 de setembro de 2025 3:37 am
- ONU restabelece sanções nucleares contra o Irã - 29 de setembro de 2025 3:32 am