30 C
Kóka
sábado, 16 agosto, 2025 7:13: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão planeja designar peças eletrônicas avançadas como itens críticos

O governo do Japão está planejando designar como "bens críticos" componentes eletrônicos avançados, como os usados em centros de dados e veículos elétricos, em uma tentativa de reforçar a segurança econômica do país.

O governo do Japão está planejando designar como “bens críticos” componentes eletrônicos avançados, como os usados em centros de dados e veículos elétricos, em uma tentativa de reforçar a segurança econômica do país.

O governo subsidia, parcialmente, investimentos de capital, estocagem e outras medidas para garantir suprimentos estáveis de materiais designados por lei como “bens importantes especificados”. Esses produtos são considerados vitais para a vida das pessoas, e o Japão depende de determinados países e regiões para fornecê-los.

As autoridades estão considerando adicionar peças eletrônicas de ponta, incluindo aquelas amplamente utilizadas em data centers e EVs, além dos 11 produtos que já estão na lista. Esses 11 itens incluem minerais essenciais, como o lítio.

Os capacitores de cerâmica multicamada – peças usadas para estabilizar a tensão – estão entre os itens que devem ser adicionados à lista.

Os fabricantes japoneses têm uma grande participação no mercado global de capacitores de cerâmica multicamada, que foi avaliado em cerca de 13 bilhões de dólares em 2021.

Autoridades do governo dizem que a última medida é fundamental em termos de segurança do Japão. Segundo eles, o objetivo é aumentar a competitividade das empresas japonesas e evitar que as tecnologias saiam do país, em meio à pressão da China para aumentar a produção de componentes importantes.

Espera-se que o gabinete do primeiro-ministro, Kishida Fumio, tome uma decisão após as discussões de um painel de especialistas.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img