Os vice-ministros das Relações Exteriores do Japão e da Coreia do Sul realizaram um diálogo estratégico pela primeira vez desde 2014. As conversações não ocorreram durante nove anos devido a uma disputa diplomática entre Tóquio e Seul.
Autoridades dos dois países encarregadas dos assuntos norte-coreanos também participaram das conversações de quinta-feira em Seul entre o vice-ministro das Relações Exteriores do Japão, Okano Masataka, e o primeiro vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Chang Ho-jin.
Okano e Chang trocaram opiniões sobre as recentes iniciativas norte-coreanas para fortalecer as relações com a Rússia e condenaram as provocações de Pyongyang usando seus programas nuclear e de mísseis. Eles concordaram que o Japão, a Coreia do Sul e os Estados Unidos trabalharão juntos e liderarão a comunidade internacional na resposta resoluta ao Norte.
Os vice-ministros também concordaram que suas nações promoverão a cooperação com a China. Os três países pretendem realizar uma cúpula trilateral até o final do ano.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul disse que Seul espera que a comunicação com o Japão seja promovida em todos os níveis e que sua cooperação seja fortalecida, já que os laços bilaterais melhoraram recentemente.
- Coreia do Sul agradece apoio do Japão após pouso de emergência - 1 de fevereiro de 2026 2:10 am
- Economia de Taiwan cresce 8,63% e atinge maior alta em 15 anos - 1 de fevereiro de 2026 2:01 am
- México alerta que tarifa dos EUA pode gerar crise em Cuba - 1 de fevereiro de 2026 1:54 am
















