Autoridades governamentais e especialistas do Japão e da China trocaram opiniões sobre as relações bilaterais para homenagear os 45 anos de paz e amizade entre os dois países.
O Tratado de Paz e Amizade Japão-China entrou em vigor em outubro de 1978.
A Academia Chinesa de Ciências Sociais, um grupo de reflexão afiliado ao governo, organizou um simpósio em Pequim na quarta-feira (25), para comemorar o aniversário.
O ex-primeiro-ministro japonês, Fukuda Yasuo, e os embaixadores dos dois países estavam entre os participantes.
O presidente da Academia, Gao Xiang, descreveu como perigosa a retórica que compara uma contingência em Taiwan a uma contingência no Japão. Ele disse que as relações entre a China e o Japão não devem ser influenciadas por pequenos grupos radicais.
O embaixador chinês no Japão, Wu Jianghao, enviou uma mensagem de vídeo na qual classificou a água tratada e diluída liberada da usina nuclear danificada de Fukushima Daiichi como “água contaminada por energia nuclear”.
Ele pediu que o Japão resolvesse a questão adequadamente com sinceridade e removesse o obstáculo para melhorar as relações bilaterais.
O embaixador japonês na China, Tarumi Hideo, disse que as relações bilaterais atuais não podem ser descritas como ideais. Ele observou que ambos os lados perderam a visão de onde deveriam estar devido à confusão de enfrentar um desafio difícil.
Tarumi se referiu às palavras do antigo filósofo Confúcio e a outros clássicos chineses, com os quais as pessoas de ambos os países estão familiarizadas.
Ele enfatizou a importância de aprender com a sabedoria do passado e procurar maneiras de cooperar sem perder a abordagem independente.
O embaixador japonês pediu aos dois lados que continuem se comunicando com base no pensamento estratégico, apesar das diferenças em suas posições.
- População estrangeira cresce na maioria das cidades do Japão - 25 de dezembro de 2025 6:44 am
- Tailândia e Camboja retomam diálogo por cessar-fogo - 25 de dezembro de 2025 6:30 am
- Explosão em Moscou mata dois policiais e um suspeito - 25 de dezembro de 2025 6:26 am
















