As forças norte-americanas revelaram um bombardeiro estratégico B-52 com capacidade nuclear, posicionado em uma base aérea da Coreia do Sul, em uma aparente demonstração de força contra a Coreia do Norte.
O B-52 foi exibido para um grupo de repórteres na cidade central de Cheongju na quinta-feira (19), na primeira aparição conhecida do bombardeiro estratégico em uma base aérea sul-coreana.
Na terça-feira (17), o B-52 fez um sobrevoo em uma exposição de equipamentos de defesa perto de Seul. No final do dia, o bombardeiro participou de um exercício conjunto com a força aérea coreana.
Na quinta-feira (19), o general Kim Seung-kyum, presidente do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, visitou a base aérea junto com outras autoridades norte-americanas e sul-coreanas.
O general Kim advertiu: “Se o inimigo usar armas nucleares, o regime norte-coreano enfrentará seu fim”.
Os militares sul-coreanos disseram que o envio do B-52 faz parte dos esforços para reforçar o compromisso de dissuasão estendida dos EUA de mobilizar toda a gama de suas capacidades militares, inclusive nucleares, para defender seu aliado.
Várias organizações de mídia sul-coreanas citaram um oficial militar sul-coreano dizendo que o B-52 deve realizar exercícios conjuntos no domingo (22), com a força aérea do país e a Força Aérea de Autodefesa do Japão.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am