Com o processo de registro para a eleição presidencial da Indonésia em fevereiro em andamento, o ministro da Defesa, Prabowo Subianto, escolheu o filho mais velho do líder cessante, Joko Widodo, como seu companheiro de chapa.
Prabowo, que lidera o terceiro maior partido Gerindra, fez o anúncio no domingo (22). Ele disse que será indicado como candidato à presidência e que Gibran Rakabuming Raka será apresentado para a vice-presidência.
Gibran é prefeito da cidade de Surakarta, em Java Central. A escolha do companheiro de chapa, de 36 anos, poderá impulsionar a campanha de Prabowo devido à popularidade de Joko.
O anúncio foi feito após uma decisão polêmica de um tribunal superior que alterou as regras de elegibilidade. A nova regra permite que aqueles que serviram como líderes regionais concorram mesmo que tenham menos de 40 anos, que é o requisito normal de idade.
Embora a escolha de Gibran tenha atraído muita atenção, o presidente Joko diz que não tem nenhum envolvimento com os candidatos. Ele disse no domingo que os pais deveriam “orar e aprovar a decisão de todos. Não interferimos muito em assuntos que foram decididos por nossos filhos”.
A taxa de apoio de Joko continua alta. Os analistas dizem que a escolha de seu filho como candidato a vice-presidente pode não apenas beneficiar a campanha de Prabowo, mas também ser uma chance para Joko manter sua influência.
A última pesquisa de opinião dá à chapa Prabowo-Gibran uma liderança confortável. Eles são seguidos pela dupla Ganjar-Mahfud e pelo confronto Anies-Muhaimin.
- Japão e Reino Unido reforçam cadeias de minerais críticos - 1 de fevereiro de 2026 5:16 am
- Conversas trilaterais sobre a Ucrânia devem ser retomadas - 1 de fevereiro de 2026 4:59 am
- Coreia do Sul agradece apoio do Japão após pouso de emergência - 1 de fevereiro de 2026 2:10 am
















