A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) anunciou que uma equipe de especialistas de diversos países, incluindo a China, visitará o Japão na próxima semana para coletar amostras de água do mar, sedimentos e peixes nas proximidades da usina nuclear de Fukushima Daiichi.
A operadora da usina iniciou a segunda rodada de liberação de água tratada e diluída da usina danificada na semana passada.
Os especialistas, provenientes do Canadá, China e Coreia do Sul, estarão no Japão de 16 a 23 de outubro para coletar as amostras.
As amostras coletadas serão comparadas com as amostras do ano passado para verificar possíveis mudanças, principalmente nos níveis de substâncias radioativas. A liberação da água começou em agosto deste ano.
No encontro anual da AIEA no mês passado, o representante da China rotulou a água tratada e diluída como “água contaminada por radiação nuclear” e condenou o Japão por liberá-la no mar.
O representante expressou preocupação quanto ao alto grau de incerteza em relação ao impacto marítimo e ecológico desse ato sem precedentes.
Ele também instou a AIEA a estabelecer um mecanismo internacional de monitoramento eficaz a longo prazo, alegando que o Japão não forneceu uma explicação cientificamente credível para suas ações.
A usina nuclear no nordeste do Japão sofreu um triplo derretimento em decorrência do terremoto e tsunami de 2011. A água utilizada para resfriar o combustível nuclear derretido mistura-se com a chuva e a água subterrânea e é armazenada em cerca de 1.000 tanques dentro do complexo da usina.
A água acumulada é tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio.
Antes de liberar a água tratada no mar, a empresa operadora da usina, a Tokyo Electric Power Company (TEPCO), a dilui para reduzir o trítio a cerca de um sétimo do nível de referência estabelecido pela Organização Mundial da Saúde para a qualidade da água potável.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am