Um membro sênior do Partido Liberal Democrático do Japão, que está no poder, fez comentários críticos sobre as medidas econômicas e outras do primeiro-ministro Kishida Fumio, em uma atitude rara para uma autoridade em tal posição.
Seko Hiroshige, secretário-geral do partido para a Câmara Alta, fez perguntas a Kishida em uma sessão plenária da câmara na quarta-feira (25).
Seko destacou que o índice de aprovação do gabinete continua baixo e que o LDP venceu uma das duas eleições parlamentares parciais no domingo, mas perdeu a outra.
Ele disse que Kishida não está conseguindo ser um líder que atenda às expectativas do público e acha que esse é o principal motivo para que o índice de aprovação não aumente.
Seko também disse acreditar que as decisões e as palavras do primeiro-ministro são um tanto fracas, e a série de medidas políticas de Kishida sobre possíveis cortes de impostos expôs essa fraqueza.
Ele disse que Kishida usa as palavras “voltar” sobre o assunto, mas elas são difíceis de entender, e as pessoas não conseguiram descobrir o que o primeiro-ministro pretende fazer em resposta ao aumento dos preços.
Após os comentários de Seko, Kishida disse que acredita ser importante que um líder mostre a postura de executar políticas com uma forte vontade. Ele disse que se compromete a realizar uma era na qual as pessoas possam acreditar que o amanhã será melhor do que hoje e manter sua palavra.
Kishida também disse que, como medida temporária para garantir que o país saia da deflação, seu governo pretende aumentar diretamente a renda disponível das pessoas e aliviar o ônus do aumento dos preços. Ele disse que transmitirá essa ideia com firmeza ao público.
Segundo ele, a Dieta terá discussões, especialmente sobre políticas econômicas e medidas sobre aumentos de preços, e ele explicará minuciosamente o resultado para a população.
Endo Takashi, presidente do comitê de assuntos da Dieta do partido de oposição Nippon Ishin Japan Innovation Party, falou sobre as perguntas de Seko e a resposta de Kishida em uma reunião do partido.
Endo disse que era difícil dizer se as perguntas de Seko eram do campo governista ou da oposição.
Endo também disse que as observações de Seko mostram que as pessoas dentro do LDP também não entendem o que Kishida está fazendo, e que é um ponto focal como Kishida abordará a situação.
- Memorial Restart Community completa 4 anos: um jardim de lembranças, respeito e esperança para famílias estrangeiras no Japão - 14 de agosto de 2025 5:57 am
- Sydmac emociona Nova York com “Beautiful Sunflower” e rap poético - 14 de agosto de 2025 5:47 am
- Colisão entre navio e iate mata um em Oita - 14 de agosto de 2025 1:45 am