A Guarda Costeira do Japão informou que dois navios do governo chinês invadiram as águas territoriais do Japão ao largo das Ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental. A guarda costeira está alertando as embarcações chinesas para que deixem as águas.
As autoridades da guarda costeira dizem que os dois navios chineses entraram nas águas japonesas ao sul da ilha de Minamikojima, um após o outro, por volta do meio-dia de segunda-feira (16).
Até 10 minutos depois do meio-dia, os navios chineses estavam a cerca de 18 a 20 quilômetros ao sul de Minamikojima e se dirigiam para o norte.
Esta é a 26ª vez este ano e a primeira desde 9 de outubro que navios do governo chinês entram nas águas do Japão ao largo das Ilhas Senkaku.
O Japão controla as ilhas. A China e Taiwan as reivindicam.
O governo japonês afirma que as ilhas são parte inerente do território do Japão, em termos de história e direito internacional. Ele afirma que não há nenhuma questão de soberania a ser resolvida em relação a elas.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am