A Coreia do Norte realizou um evento celebratório para marcar o 78º aniversário da fundação do partido governante do país, o Partido dos Trabalhadores. No entanto, seus vizinhos estão atentos a um possível lançamento de um satélite espião norte-coreano.
A televisão estatal da Coreia do Norte relatou que uma cerimônia aconteceria no centro de Pyongyang da noite de segunda-feira até a madrugada de terça-feira.
A cerimônia pode ter incluído apresentações de dança por estudantes, agitação da bandeira nacional e fogos de artifício, com o objetivo de aumentar a dignidade nacional e fortalecer a unidade.
Enquanto isso, o Bureau Geral de Tecnologia Aeroespacial Nacional do país tentou lançar um satélite de reconhecimento militar em maio e agosto, mas ambas as tentativas falharam. As autoridades aeroespaciais afirmaram que farão uma terceira tentativa ainda este mês.
A Coreia do Norte concordou em fortalecer os laços estratégicos com a Rússia quando o ditador Kim Jong Un visitou o Extremo Oriente Russo pela primeira vez em quatro anos, em setembro.
Kim realizou conversações com o presidente russo Vladimir Putin, e ambos líderes fizeram um tour pelo cosmódromo de Vostochny, onde inspecionaram uma plataforma de lançamento de foguetes, entre outras instalações.
A agência de notícias sul-coreana Yonhap afirma que há especulações de que a Rússia possa estar fornecendo assistência tecnológica a Pyongyang na tentativa de ajudar a Coreia do Norte a lançar com sucesso um satélite espião militar em sua terceira tentativa.
- Astronauta japonês retorna à Terra após 5 meses na ISS - 10 de agosto de 2025 5:17 am
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am