O presidente dos EUA, Joe Biden, pediu apoio a Israel e à Ucrânia, dizendo que isso é vital para a segurança nacional dos EUA.
Biden fez o apelo em um discurso para o público americano no Salão Oval na quinta-feira (19).
Ele disse: “Estamos enfrentando um ponto de inflexão na história. Um daqueles momentos em que as decisões que tomarmos hoje determinarão o futuro nas próximas décadas”.
Biden se referiu à luta entre o grupo terrorista palestino Hamas e Israel e à invasão da Ucrânia pela Rússia.
Ele disse que terroristas como o Hamas e tiranos como o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nunca devem ter permissão para vencer. Ele disse: “A história nos ensinou que quando os terroristas não pagam um preço por seu terror, quando os ditadores não pagam um preço por sua agressão, eles causam mais caos, morte e mais destruição”. Ele acrescentou: “E o custo e as ameaças aos Estados Unidos e ao mundo continuam aumentando”.
Biden disse que enviará uma solicitação de orçamento urgente ao Congresso na sexta-feira (20), “para financiar as necessidades de segurança nacional dos Estados Unidos, para apoiar nossos parceiros essenciais, incluindo Israel e Ucrânia”. Ele descreveu isso como um “investimento inteligente”, que “nos ajudará a construir um mundo mais seguro, mais pacífico e mais próspero para nossos filhos e netos”.
Segundo informações de funcionários do governo dos EUA, o pedido totalizará cerca de 100 bilhões de dólares no próximo ano.
Os presidentes dos EUA costumam usar seus discursos no Salão Oval para apelar à unidade nacional em momentos críticos. O discurso de Biden foi o primeiro desde junho e apenas o segundo desde que ele assumiu o cargo.
- Coreia do Norte critica envio de bombardeiros B-1B ao Japão - 26 de abril de 2025 7:20 am
- Reino Unido proíbe envio de controles de videogame à Rússia - 26 de abril de 2025 6:37 am
- Inflação em Tóquio atinge maior nível em dois anos - 26 de abril de 2025 6:32 am