O governo japonês informou que uma aeronave da Força de Autodefesa, Self-Defense Force – SDF, evacuou 83 pessoas de Israel na noite de quinta-feira (19), horário local. Elas consistem em 60 japoneses e quatro familiares não japoneses, além de 18 sul-coreanos e um familiar não sul-coreano.
Os ministérios da defesa e das relações exteriores informaram que a aeronave de transporte e reabastecimento aéreo KC-767 fez uma escala na Jordânia, vizinha oriental de Israel. Segundo eles, espera-se que a aeronave chegue ao Aeroporto de Haneda, em Tóquio, já na madrugada de sábado (21), horário do Japão.
Esta é a sétima vez que uma aeronave da SDF evacua cidadãos japoneses e de outros países. A operação anterior foi realizada em abril, resgatando pessoas do Sudão, país atingido por conflitos.
O Ministério da Defesa disse que duas aeronaves de transporte C-2 da SDF estão de prontidão – uma na Jordânia e outra no país africano de Djibuti – para o caso de mais japoneses e outras pessoas precisarem ser evacuadas.
No último fim de semana, um avião militar sul-coreano evacuou 51 cidadãos japoneses, 163 sul-coreanos e seis cingapurianos de Israel, para um subúrbio de Seul. Um avião fretado providenciado pelo governo japonês também transportou oito cidadãos de Tel Aviv para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
O Ministério das Relações Exteriores disse que um total de cerca de 900 cidadãos japoneses estavam em Israel e nos territórios palestinos na quinta-feira (19).
- Suspeito que atacou com facas em Tóquio escreveu que “estão me vigiando” - 31 de julho de 2025 1:21 am
- Nissan registra prejuízo de US$ 780 milhões no 1º trimestre fiscal - 31 de julho de 2025 1:15 am
- Japão registra recorde histórico de calor com 41,2°C em Hyogo - 31 de julho de 2025 1:00 am