O Ministério da Defesa do Reino Unido declarou que a Coreia do Norte está surgindo como um dos principais fornecedores de armas que apoiam a invasão da Ucrânia pela Rússia.
A advertência foi feita na quinta-feira (26), em meio a alegações de que a Rússia recebeu ajuda militar da Coreia do Norte para reabastecer seus estoques de armas cada vez menores. Acredita-se que a Rússia esteja, agora, intensificando seus ataques na região oriental de Donetsk e em outras partes da Ucrânia.
O ministério disse que a Coreia do Norte “estará no caminho para se tornar um dos fornecedores estrangeiros de armas mais importantes da Rússia, ao lado do Irã e da Bielorrússia” se “mantiver a escala e o ritmo recentes de remessas militares”.
O ministério disse que “é quase certo que as munições norte-coreanas já chegaram aos depósitos no oeste da Rússia”. Acrescentou que os “depósitos apoiam as operações militares russas na Ucrânia”.
Os principais diplomatas do Japão, dos Estados Unidos e da Coreia do Sul condenaram veementemente o fornecimento de suprimentos militares pela Coreia do Norte à Rússia.
As autoridades disseram, em um comunicado, que confirmaram a conclusão de várias dessas entregas. Eles disseram que as provisões “aumentarão significativamente o número de vítimas humanas da guerra de agressão da Rússia”.
O ministro das Relações Exteriores da Lituânia, um dos três estados bálticos que fazem fronteira com a Rússia, pediu um fornecimento mais rápido de ajuda militar à Ucrânia.
Gabrielius Landsbergis publicou nas mídias sociais que a União Europeia havia prometido 1 milhão de cartuchos de artilharia para a Ucrânia, mas apenas 300.000 foram entregues. Ele acrescentou que a Coreia do Norte forneceu 350.000 cartuchos para a Rússia.
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, disse aos repórteres, em 13 de outubro, que a Coreia do Norte havia transportado mais de 1.000 contêineres de suprimentos militares para a Rússia.
Na quinta-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, se recusou a comentar a última acusação, dizendo que há muitos relatos sobre as provisões militares da Coreia do Norte para a Rússia que são “todos infundados”. Mas ele disse que a Rússia e a Coreia do Norte continuarão a desenvolver relações estreitas em todas as áreas.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am