As tensões entre a China e o Vietnã estão aumentando no Mar do Sul da China. O governo vietnamita apresentou um protesto contra Pequim. Ele criticou a China por instalar sistemas de identificação de embarcações nas águas ao redor das disputadas Ilhas Paracel.
Os meios de comunicação chineses informaram que as autoridades instalaram estações de identificação automática em dois locais. Segundo eles, a medida foi tomada para garantir que os navios possam operar com segurança ao redor das ilhas.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Vietnã divulgou uma declaração na segunda-feira (25). Ela disse que a medida da China infringe a soberania do Vietnã. A autoridade pediu a Pequim que respeite totalmente a soberania de seu país. Ela também pediu à China que não repita a violação.
Pequim afirma que tem jurisdição sobre a maior parte do Mar do Sul da China. Isso inclui as ilhas Paracel.
As disputas territoriais entre a China e outras nações do sudeste asiático também estão causando preocupações.
A Guarda Costeira das Filipinas anunciou que realizou uma “operação especial” na segunda-feira. Ela disse que removeu uma barreira flutuante que a China havia instalado perto do Scarborough Shoal.
O banco de areia está localizado dentro da zona econômica exclusiva das Filipinas. Mas tem sido efetivamente controlado pela China desde 2012.
- Papai Noel chega de balão e encanta crianças em Saku - 22 de dezembro de 2025 12:47 am
- Estudo indica que megaterremotos podem ocorrer em intervalos menores - 21 de dezembro de 2025 11:57 pm
- Austrália realiza vigília em Bondi uma semana após ataque fatal - 21 de dezembro de 2025 11:23 pm
















