O vice-primeiro-ministro da Grã-Bretanha pediu à comunidade internacional que trabalhe em conjunto no uso seguro da inteligência artificial, ou IA.
Oliver Dowden falou sobre IA na Assembleia Geral das Nações Unidas na sexta-feira (22). Seu discurso foi feito antes da primeira Cúpula de Segurança de IA, em novembro, em Londres.
Dowden descreveu a IA como “a maior transformação que o mundo já conheceu”.
Ele disse que a IA poderia ser usada para resolver todos os desafios discutidos na Assembleia Geral da ONU, incluindo mudanças climáticas, escassez de alimentos e pandemias. Ele acrescentou que a IA pode ser uma ferramenta democratizante que está aberta a todos.
Por outro lado, Dowden ressaltou que o mau uso pode levar ao perigo. Ele disse que as ameaças mais graves possíveis incluem riscos à biossegurança, ataques cibernéticos e perda de controle das máquinas.
Dowden disse: “Não podemos nos dar ao luxo de ficar presos em debates sobre se a IA é uma ferramenta para o bem ou para o mal”. Ele enfatizou: “Devemos nos preparar para ambos”.
Ele disse que a revolução da IA será um “teste estimulante” para o mundo mostrar que os países podem trabalhar juntos “em uma questão que ajudará a definir o destino da humanidade”. Ele acrescentou que o futuro da humanidade e de todo o planeta “depende de nossa capacidade de fazer isso”.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am