22.6 C
Kóka
domingo, 3 agosto, 2025 5:45: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

UNESCO acrescenta locais de Patrimônio Mundial da Ucrânia na lista de “ameaçados”

Um painel da agência cultural da ONU, a UNESCO, reconheceu dois locais de Patrimônio Mundial na Ucrânia como estando "ameaçados" e exigindo proteção. O painel disse que os locais enfrentam a ameaça de destruição causada pela invasão russa no país.

Um painel da agência cultural da ONU, a UNESCO, reconheceu dois locais de Patrimônio Mundial na Ucrânia como estando “ameaçados” e exigindo proteção. O painel disse que os locais enfrentam a ameaça de destruição causada pela invasão russa no país.

A decisão foi tomada na sexta-feira (15), em uma reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO, que está sendo realizada em Riad, na Arábia Saudita. O comitê colocou os dois locais na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo.

Um dos locais é a Catedral de Santa Sofia de Kiev e os edifícios monásticos relacionados e a Lavra de Kiev-Pechersk. O outro é o Conjunto do Centro Histórico na cidade de Lviv, no oeste do país.

O comitê disse que as condições ideais não são mais atendidas para garantir totalmente a proteção das propriedades e que elas estão em perigo potencial devido à guerra.

As autoridades da UNESCO afirmam que a inclusão de um local na lista geralmente se baseia em problemas com a preservação e o gerenciamento pelo país onde ele está localizado. Mas eles dizem que levaram em consideração as circunstâncias especiais da Ucrânia.

Na quinta-feira (14), o comitê discutiu se colocaria Veneza e seus canais na lista dos locais de Patrimônio Mundial em perigo. Mas a UNESCO avaliou positivamente as tentativas do governo italiano de lidar com as enchentes e o turismo de massa e decidiu não incluir a cidade italiana na lista.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img