As autoridades meteorológicas japonesas informaram que o tufão Haikui está se deslocando para oeste sobre as águas ao sul da ilha de Ishigaki, na província de Okinawa, no sudoeste do país, e provavelmente se aproximará das ilhas Sakishima neste domingo (3).
São esperados ventos de até 82,8 quilômetros por hora e rajadas de 126 quilômetros por hora nas ilhas. Ventos de até 54 quilômetros por hora e rajadas de 90 quilômetros por hora são prováveis na área da ilha principal de Okinawa neste domingo.
A Agência Meteorológica diz que até 100 milímetros de chuva podem cair nas ilhas Sakishima nas 24 horas até a noite de domingo, e entre 100 e 150 milímetros nas 24 horas até a noite de segunda-feira.
As autoridades alertam para ondas altas. Recomenda-se cautela contra ventos fortes, deslizamentos de terra, inundação de áreas baixas e rios cheios.
As ondas da tempestade também podem provocar inundações na Prefeitura de Okinawa até domingo, já que a aproximação do tufão coincide com a maré de primavera.
Enquanto isso, a tempestade tropical Kirogi está se deslocando para noroeste sobre as águas das Ilhas Ogasawara, ao sul do centro de Tóquio, e deve se aproximar mais das ilhas até o início do domingo.
As autoridades meteorológicas estão aconselhando cautela contra ventos fortes, ondas agitadas, relâmpagos e chuvas fortes repentinas.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am