O ministro das Relações Exteriores do Japão disse ao presidente ucraniano que os setores público e privado do país apoiarão a reconstrução da Ucrânia.
Hayashi Yoshimasa se reuniu com Volodymyr Zelenskyy em Kiev no sábado (9). O ministro das relações exteriores foi acompanhado por altos funcionários de empresas japonesas de comunicação e medicina.
As conversações foram realizadas antes de uma conferência sobre a reconstrução da economia da Ucrânia, que está programada para ocorrer no Japão no início do próximo ano.
Hayashi e Zelenskyy concordaram em manter discussões com o objetivo de elaborar um acordo de cooperação de segurança, com base na declaração divulgada pelo Grupo dos Sete países em julho.
Hayashi e o Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, realizaram uma coletiva de imprensa conjunta após a reunião.
Hayashi disse: “O Japão caminhará com a Ucrânia até que a paz seja devolvida a essa bela terra”.
Kuleba disse que a relação bilateral entre a Ucrânia e o Japão atingiu “um nível alto sem precedentes”.
Hayashi também participou de uma cerimônia de entrega durante sua visita. Vinte e quatro caminhões japoneses foram doados à Ucrânia. Os veículos serão usados para remover minas terrestres e artefatos não detonados.
O ministro das relações exteriores japonês disse que o Japão também fornecerá duas instalações de transformação eletrônica que ajudarão os ucranianos a lidar com o clima extremamente frio durante o inverno.
- Tailândia enviará observador para eleições em Myanmar - 21 de dezembro de 2025 12:54 am
- EUA suspendem loteria de green card após ataque em universidade - 21 de dezembro de 2025 12:47 am
- Suspeito de ataque em Taipei estava em lista de procurados - 21 de dezembro de 2025 12:41 am

