O rendimento do título do governo japonês, de 10 anos, subiu para seu nível mais alto em uma década. O movimento acompanha um aumento nos rendimentos dos EUA.
O rendimento do título de referência japonês atingiu 0,77% em um determinado momento na sexta-feira (29). Os investidores venderam títulos japoneses depois que o rendimento de 10 anos do Tesouro dos EUA atingiu seu nível mais alto em quase 16 anos.
Os preços dos títulos públicos caem quando seus rendimentos aumentam.
Os investidores acreditam que as taxas de juros dos EUA permanecerão mais altas por mais tempo. Eles também estão preocupados com o impasse no Congresso sobre um projeto de lei orçamentária para o próximo ano fiscal, que pode levar a uma paralisação parcial do governo.
Fontes do mercado também citam especulações de que o Banco do Japão pode começar a apertar sua política de flexibilização monetária no futuro. Isso fez com que os investidores vendessem os títulos domésticos, fazendo com que seus preços caíssem.
Em um desenvolvimento relacionado, o BOJ disse, na sexta-feira, que realizará uma operação extraordinária de compra de títulos na segunda-feira para conter os rendimentos mais altos.
As autoridades disseram que comprarão títulos do governo japonês com vencimentos entre cinco e 10 anos. O valor será de 300 bilhões de ienes, ou cerca de 2 bilhões de dólares.
O rendimento do título de referência vem subindo desde o final de julho, quando o banco central decidiu adotar uma abordagem mais flexível para a curva de rendimento, estabelecendo um limite máximo de 1%.
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am
- China e Rússia realizam exercício naval no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 3:25 am
- Kelsie Kimberlin lança videoclipe de “Infinite Possibilities” - 4 de agosto de 2025 3:10 am