A fabricante japonesa de chips Rapidus realizou uma cerimônia de abertura de solo para sua nova fábrica na cidade de Chitose, em Hokkaido. A cerimônia contou com a presença do presidente da Rapidus, Koike Atsuyoshi, do ministro da Indústria, Nishimura Yasutoshi, e do governador de Hokkaido, Suzuki Naomichi.
A empresa tem como objetivo fabricar chips de 2 nanômetros ou menores. Esse é um tamanho que nenhum outro fabricante no mundo comercializou.
Uma linha de produção de protótipos está programada para ser concluída até 2025. A produção em escala total deve começar por volta de 2027. O governo comprometeu-se a investir 330 bilhões de ienes, ou cerca de 2,3 bilhões de dólares, no projeto.
A Rapidus foi estabelecida, em conjunto, no ano passado por oito empresas japonesas, incluindo a Toyota Motor, o Sony Group e a gigante das telecomunicações NTT.
Seu objetivo é produzir semicondutores de ponta, cruciais para o processamento em alta velocidade de big data nas áreas de direção automatizada e inteligência artificial.
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am
- Mulheres participam pela 1ª vez de festival centenário no Japão - 5 de agosto de 2025 5:46 am
- Índice Nikkei 225 cai brevemente abaixo de 40 mil pontos - 5 de agosto de 2025 4:57 am