O Irã realizou um desfile militar em grande escala na sexta-feira (22), com o presidente Ebrahim Raisi expressando sua intenção de expandir as exportações de armas, incluindo drones.
O desfile foi realizado em Teerã para marcar o aniversário do início da guerra Irã-Iraque em 1980. Desfiles semelhantes são realizados todos os anos em 22 de setembro em outras partes do país.
O desfile exibiu tanques, mísseis e uma variedade de drones. O Irã tem dado prioridade ao desenvolvimento de veículos aéreos não tripulados nos últimos anos.
Raisi disse no desfile que o exército do Irã já foi um importador de armas, mas agora é um produtor e exportador.
Ele disse que suas capacidades ganharam reconhecimento na região e em todo o mundo.
Os Estados Unidos e as nações europeias afirmam que o Irã forneceu drones para a Rússia, que avança com sua invasão na Ucrânia. O Irã insiste que não está fornecendo drones à Rússia para uso no conflito.
Mas os drones iranianos foram exibidos em uma exposição de armas perto de Moscou em agosto. Teerã também parece querer expandir suas exportações de drones para outras nações.
Segundo informações, os drones iranianos causaram grandes danos que podem ter impacto na guerra na Ucrânia. Os observadores dizem que o Irã está usando essa atenção para promover seu negócio de armas e expandir sua influência.
- Verônica Sterman assume vaga no STM e gera controvérsia - 6 de outubro de 2025 6:23 am
- Flores de cosmos colorem parque aos pés do Monte Fuji - 6 de outubro de 2025 6:07 am
- Barco turístico colide em porto e fere 15 no Japão - 6 de outubro de 2025 5:56 am