Na Tailândia, um gabinete foi oficialmente formado mais de três meses após a eleição geral de maio.
Uma cerimônia de posse do gabinete foi realizada na terça-feira (5). O novo primeiro-ministro do país e os 33 ministros compareceram.
Eles fizeram seus juramentos perante o Rei Maha Vajiralongkorn. O primeiro-ministro, Srettha Thavisin, é um ex-magnata do setor imobiliário.
Seu partido Pheu Thai detém o segundo maior número de assentos na câmara baixa. Ele obteve alguns cargos importantes no gabinete.
Srettha se tornou o ministro das finanças. Sutin Klungsang é o ministro da Defesa. Mas ele não tem formação militar. É raro que uma figura não militar ocupe o cargo.
Enquanto isso, o campo pró-militar garantiu quatro cargos. Ele indicará os ministros da agricultura, energia e dois outros ministros. Isso permitirá que o campo mantenha um nível de influência.
Srettha disse: “Acredito que este é o momento de nos mantermos unidos e dar a este gabinete a chance de começar a trabalhar em todas as questões, sejam elas econômicas, sociais ou políticas”.
A coalizão de Srettha poderá enfrentar forte oposição do público, pois inclui as facções pró-militares. O Partido Pheu Thai havia prometido, anteriormente, que não formaria uma coalizão com eles.
Stithorn Thananithichot, que trabalha para o Instituto do Rei Prajadhipok, disse que é provável que o novo governo priorize políticas populistas para desviar as críticas.
Ele também disse que o regime Pheu Thai pode implementar políticas, como a que visa a criar um novo esquema de dinheiro digital. O partido obteve o cargo de ministro das finanças, e o primeiro-ministro assumiu a posição.
Uma das principais questões que cercam o novo governo é a influência política que o ex-primeiro-ministro, Thaksin Shinawatra, terá. A sentença de oito anos de prisão de Thaksin foi comutada para um ano.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















