A polícia de Tóquio realizou um seminário para estudantes estrangeiros sobre as regras para as scooters elétricas de pé, após uma mudança na lei que permite que as pessoas andem com elas sem carteira de motorista.
O Departamento de Polícia Metropolitana organizou o evento na segunda-feira (25), para cerca de 30 estudantes de uma escola de língua japonesa no bairro de Toshima.
Os policiais distribuíram um folheto explicando as regras em inglês, chinês e outros dois idiomas.
Os policiais disseram aos alunos que eles precisam se manter do lado esquerdo nas faixas de trânsito. Eles também deram explicações sobre os sinais de trânsito.
Em seguida, os alunos fizeram um test-ride com uma scooter stand-up para aprender a controlar a velocidade e operar as manoplas.
Uma estudante chinesa disse que as regras de trânsito do Japão são mais rígidas do que as da China. Ela diz que seguirá as regras por segurança.
A partir de julho, pessoas com 16 anos ou mais poderão dirigir scooters eletrônicas que atendam a determinados padrões sem carteira de motorista.
As scooters não andam a mais de 20 quilômetros por hora, são equipadas com um indicador de velocidade máxima e não devem ser maiores do que o tamanho padrão.
Em princípio, as scooters devem se manter nas vias públicas. Mas aquelas que atenderem a determinados critérios, como a capacidade de manter a velocidade em até 6 quilômetros por hora, serão permitidas nas calçadas, assim como as bicicletas.
O Departamento de Polícia Metropolitana diz que os policiais registraram 355 infrações às regras de trânsito envolvendo patinetes eletrônicos em julho, e o número saltou para 616 em agosto.
- Dançarinas de quimono celebram tradição sob neve em Aomori - 17 de janeiro de 2026 12:01 am
- Narita volta a registrar fluxo internacional pré-pandemia - 16 de janeiro de 2026 11:20 pm
- Austrália remove 4,7 milhões de contas infantis das redes sociais - 16 de janeiro de 2026 11:15 pm

