As Nações Unidas informaram que apresentaram à Rússia um conjunto de novas propostas em uma tentativa de reativar a iniciativa que permitiu a exportação de grãos dos portos ucranianos.
Em julho, a Rússia saiu do acordo intermediado pela Turquia e pela ONU, levantando preocupações sobre uma possível crise global de alimentos.
O Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, disse a repórteres na quinta-feira (31), que havia enviado uma carta descrevendo as propostas ao Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.
Guterres não entrou em detalhes, mas disse: “Acredito que trabalhando seriamente, podemos ter uma solução positiva para todos”.
O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, discutiu a questão com Lavrov em Moscou na quinta-feira (31). Fidan descreveu o pacote de propostas como uma “base adequada para o renascimento da iniciativa”.
Mas Lavrov acusou as nações ocidentais de impedir a solução dos problemas que impedem o que ele chamou de “uma exportação mais ativa” de grãos e fertilizantes russos.
As propostas da ONU, provavelmente, estarão na pauta de uma cúpula entre o presidente russo, Vladimir Putin, e seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, que deverá ser realizada na Rússia na próxima semana.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am
















