Número de vítimas de munição de fragmentação chegou a pelo menos 1.172 no ano passado, segundo o relatório

Uma coalizão de ONGs internacionais afirma que pelo menos 1.172 pessoas foram feridas ou mortas por munições de fragmentação no ano passado, com um número significativo na Ucrânia.

0

Uma coalizão de ONGs internacionais afirma que pelo menos 1.172 pessoas foram feridas ou mortas por munições de fragmentação no ano passado, com um número significativo na Ucrânia.

Na terça-feira (5), a Cluster Munition Coalition divulgou um relatório sobre as vítimas em 2022 resultantes de ataques com munição de fragmentação ou seus remanescentes.

A coalizão disse que o número marca um aumento de sete vezes em relação ao número de 2021 e é o mais alto desde que a manutenção de registros começou em 2010. Também disse que as vítimas civis representaram 95% do total.

Por país, a Ucrânia teve o maior número de vítimas, com pelo menos 890.

A coalizão destacou que a Rússia tem usado repetidamente a arma na Ucrânia desde o início da invasão do país em 2022. Ela diz que a Ucrânia também usou munições de fragmentação. A Ucrânia recebeu a arma dos Estados Unidos em julho.

O relatório acrescentou que também foram registradas vítimas na Síria e em Myanmar, após o uso da arma pelas forças armadas dos países.

As munições de fragmentação são altamente letais, pois se abrem no ar para dispersar várias bombas em uma área ampla. Muitas bombas não explodem no impacto inicial, deixando restos que podem matar ou ferir civis indiscriminadamente por anos, de forma semelhante às minas terrestres, até que sejam removidas.

Existe um tratado internacional para proibir a fabricação e o uso de munições de fragmentação. Mais de 110 países, incluindo o Japão, ratificaram ou aderiram ao pacto.
Mas os Estados Unidos e a Rússia não o fizeram.

A ONG que elaborou o relatório fez referência ao fornecimento de munições de fragmentação pelos EUA à Ucrânia.

Observando que o uso de munições de fragmentação vitimiza civis, ela disse que “os governos devem se unir para condenar firmemente qualquer uso de munições de fragmentação por qualquer ator em qualquer circunstância”.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.