A mãe de uma japonesa sequestrada pela Coreia do Norte há décadas pediu ao governo que tome medidas concretas para trazer todos os sequestrados restantes de volta para casa.
Yokota Sakie fez o apelo durante sua reunião no sábado (2), com o Ministro de Estado Wada Yoshiaki, que é responsável pela questão dos sequestros no Gabinete do Governo do Japão.
Sua filha, Yokota Megumi, tinha 13 anos de idade quando foi sequestrada em 1977.
A mãe entregou ao funcionário cerca de 2.000 mensagens escritas por visitantes de uma exposição realizada em Tóquio no mês passado para mostrar fotografias de Megumi. As mensagens incluíam apelos para que o governo resolvesse a questão o mais rápido possível.
Yokota disse ao funcionário que sua raiva está fervendo porque as pessoas que foram descaradamente levadas do Japão para a Coreia do Norte ainda não tiveram permissão para voltar para casa. Ela acrescentou que se pergunta por que a questão continua sem solução, apesar da atenção mundial.
O governo japonês afirma que pelo menos 17 de seus cidadãos foram sequestrados por agentes norte-coreanos nas décadas de 1970 e 1980.
Cinco sequestrados foram repatriados após a primeira cúpula entre Japão e Coreia do Norte, em 17 de setembro de 2002, na qual Pyongyang admitiu o sequestro de cidadãos japoneses. Mas os outros 12 ainda não foram encontrados. Entre seus pais, Yokota é uma das duas únicas pessoas que ainda estão vivas.
Yokota disse, após a reunião, que deseja que o governo japonês aja o mais rápido possível. Ela disse que já tem quase 90 anos de idade e que não lhe resta muito tempo até que possa finalmente ver sua filha novamente.
- Papai Noel chega de balão e encanta crianças em Saku - 22 de dezembro de 2025 12:47 am
- Estudo indica que megaterremotos podem ocorrer em intervalos menores - 21 de dezembro de 2025 11:57 pm
- Austrália realiza vigília em Bondi uma semana após ataque fatal - 21 de dezembro de 2025 11:23 pm
















