Os líderes mundiais discursarão na Assembleia Geral da ONU em Nova York nesta terça-feira (19).
Os oradores do dia incluem o presidente dos EUA, Joe Biden, o primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy.
O líder ucraniano está participando, presencialmente, da reunião pela primeira vez desde o início da invasão russa.
Zelenskyy também deve participar de uma reunião de líderes dos países membros do Conselho de Segurança da ONU e se reunir separadamente com vários outros.
Ele deverá solicitar mais armas e outras formas de apoio à contraofensiva da Ucrânia para reconquistar territórios invadidos pela Rússia.
O presidente também espera obter o apoio de muitos países para seu plano de paz, que inclui a retirada das forças russas da Ucrânia.
A invasão está causando aumentos globais nos preços dos alimentos e da energia e afetando seriamente os países em desenvolvimento. Algumas economias emergentes e em desenvolvimento, conhecidas como Sul Global, estão pedindo um cessar-fogo imediato.
Analistas afirmam que, para obter mais apoio da comunidade global, Zelenskyy precisa demonstrar disposição para cooperar com as economias em desenvolvimento e enfrentar as várias dificuldades que elas têm pela frente.
A Assembleia Geral da ONU também tem uma série de outros problemas para resolver, como as medidas, adiadas, para lidar com as mudanças climáticas e as metas de desenvolvimento sustentável que estão atrasadas.
- TEPCO registra prejuízo bilionário com desativação da usina nuclear de Fukushima - 1 de agosto de 2025 6:41 am
- Dois chineses são agredidos por grupo em Tokyo - 1 de agosto de 2025 6:36 am
- Chuvas em Pequim deixam 44 mortos e 9 desaparecidos - 1 de agosto de 2025 6:30 am