26 C
Kóka
segunda-feira, 4 agosto, 2025 1:28: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Lavrov acusa o Ocidente de enganação

O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, falou aos repórteres na quarta-feira (13), sobre o "novo estágio das relações" de seu país com a Coreia do Norte. Ele não forneceu detalhes sobre quaisquer acordos de armas com o Norte, mas culpou os líderes ocidentais por fornecerem armas à Ucrânia.

O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, falou aos repórteres na quarta-feira (13), sobre o “novo estágio das relações” de seu país com a Coreia do Norte. Ele não forneceu detalhes sobre quaisquer acordos de armas com o Norte, mas culpou os líderes ocidentais por fornecerem armas à Ucrânia.

Lavrov acompanhou o presidente, Vladimir Putin, ao Extremo Oriente para seu encontro com o ditador norte-coreano, Kim Jong Un. Ele acusou os líderes ocidentais de ignorar a crise humanitária no Norte. Disse que a “recusa categórica” deles em se envolver em quaisquer medidas políticas “condena ao fracasso” quaisquer outras tentativas de impor uma resolução de sanções no Conselho de Segurança da ONU.

Lavrov também defendeu os diplomatas russos e chineses por terem bloqueado uma resolução no ano passado contra a Coreia do Norte. Ele acusou os enviados ocidentais de estarem realizando uma trapaça ao quebrarem as promessas de fornecer ajuda humanitária em 2006, quando concordaram pela primeira vez no Conselho de Segurança em impor sanções.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse que os norte-coreanos ainda estão violando as resoluções, incluindo o lançamento de dois mísseis na terça-feira (12). Ele acrescentou que “qualquer forma de cooperação” com eles deve respeitar as sanções da ONU.

Guterres está ansioso para ver os delegados reunidos na sede da ONU na próxima semana para a Assembleia Geral. Ele disse que é um “momento único” para que os líderes de todos os cantos do mundo ajam pelo “bem comum”.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img