O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, revelou sua intenção de estabelecer um sistema de empréstimos para ajudar as nações em desenvolvimento a responder rapidamente às pandemias.
Kishida falou em um encontro internacional em Nova York na quinta-feira (21). Os delegados discutiram o progresso em relação às promessas feitas na reunião dos ministros da saúde do G7, realizada no Japão no início deste ano, sobre como responder a possíveis surtos futuros de doenças infecciosas.
Kishida disse que a comunidade internacional precisa reforçar seus esforços para prevenir, preparar e responder a possíveis crises de saúde futuras. Ele disse que é vital que, no caso de uma crise de doença infecciosa, haja um acesso justo às vacinas e que os fundos sejam fornecidos sem demora.
Kishida disse que o sistema de empréstimo tirará lições da pandemia do coronavírus. Ele observou que o sistema fornecerá fundos de forma flexível, como nos casos em que um surto de doença infecciosa ainda não tenha sido declarado uma pandemia.
Ele disse que o Japão implementará o sistema de empréstimos de forma constante e em conjunto com várias partes interessadas.
- Zelenskyy avança negociações com EUA para compra de armas - 29 de setembro de 2025 8:13 am
- Pânico em comício na Índia deixa ao menos 36 mortos - 29 de setembro de 2025 8:07 am
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am