O Ministro das Relações Exteriores do Japão, Hayashi Yoshimasa, revelou três conceitos-chave destinados a aprofundar as relações com as nações árabes.
Hayashi os anunciou no terceiro Diálogo Político Nipo-Árabe no Egito, na terça-feira (5). Participaram os ministros das relações exteriores dos 22 membros da Liga Árabe.
Os conceitos são “colaboração para a prosperidade” com o objetivo de impulsionar os laços econômicos, “estabelecimento da paz” e “manutenção e fortalecimento de uma ordem internacional livre e aberta baseada em regras”.
Ele disse em um discurso que o Japão e o mundo árabe precisam mudar a forma como trabalham juntos, porque a comunidade internacional está cercada de inquietação e um grande dinamismo está nascendo no Oriente Médio.
Ele acrescentou que o Japão também planeja fornecer apoio para garantir a navegação segura no Canal de Suez e continuar as operações antipirataria na costa da Somália como parte dos esforços para realizar um Indo-Pacífico livre e aberto.
Mais tarde, na terça-feira (5), Hayashi disse em uma coletiva de imprensa conjunta que os participantes expressaram suas expectativas e apresentaram várias propostas para aprofundar a cooperação.
Ele disse que o Japão quer construir relações mais abrangentes e multifacetadas com as nações árabes.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















