Um foguete japonês H2A que transporta uma sonda que tentará fazer o primeiro pouso lunar do país está pronto para decolar na manhã desta quinta-feira (7), depois que o lançamento foi cancelado na semana passada devido ao mau tempo.
A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, ou JAXA, diz que o veículo está programado para decolar do Centro Espacial de Tanegashima, na prefeitura de Kagoshima, no sudoeste do país, às 8h42, horário do Japão.
A bordo do foguete estará o Smart Lander for Investigating Moon, ou SLIM, desenvolvido pela JAXA. As tarefas da sonda não tripulada incluem a demonstração de técnicas de pouso precisas e o exame de rochas lunares.
Se a missão for bem-sucedida, o Japão se tornará a quinta nação do mundo a pousar uma sonda na Lua.
O H2A também levará a X-Ray Imaging and Spectroscopy Mission (Missão de Espectroscopia e Imagem de Raios X), ou XRISM. O satélite de observação espacial foi desenvolvido em conjunto pela JAXA, pela agência espacial americana NASA e outros.
Esse é o primeiro lançamento de um foguete japonês de grande porte desde que o lançamento de estreia do foguete H3 falhou em março.
A JAXA tomou medidas para tentar garantir o sucesso do lançamento do H2A, incluindo a intensificação das verificações das peças compartilhadas pelos dois foguetes.
- População estrangeira cresce na maioria das cidades do Japão - 25 de dezembro de 2025 6:44 am
- Tailândia e Camboja retomam diálogo por cessar-fogo - 25 de dezembro de 2025 6:30 am
- Explosão em Moscou mata dois policiais e um suspeito - 25 de dezembro de 2025 6:26 am
















