A extensão total dos danos causados pelas grandes enchentes na Líbia ainda não está clara, uma semana após sua ocorrência. As equipes de resgate estão enfrentando montanhas de lama e outros perigos.
As fortes chuvas provocadas por um sistema de baixa pressão causaram o colapso de represas no leste da Líbia em 11 de setembro. A cidade de Derna foi atingida por enchentes e edifícios foram arrastados em grandes áreas.
O prefeito de Derna disse que cerca de 8.000 pessoas morreram e que o número de mortos pode ultrapassar 20.000.
Grandes áreas da cidade ainda estão cobertas de lama e as operações de busca e resgate não estão progredindo como esperado.
As Nações Unidas afirmam que mais de 40.000 pessoas foram deslocadas e que os suprimentos de emergência ainda não chegaram a elas. As autoridades dizem que as pessoas em Derna estão tendo dificuldades para obter água potável.
A UNICEF afirma que cerca de 300.000 crianças estão expostas a riscos como diarreia e surtos de cólera.
As autoridades da ONU estão pedindo uma intervenção urgente para salvar vidas.
- Hegseth convoca oficiais militares para reunião nos EUA - 27 de setembro de 2025 6:38 am
- Ex-presidente francês Sarkozy é condenado a cinco anos por conspiração criminal - 27 de setembro de 2025 6:27 am
- Hospitais no Japão enfrentam desafio com turistas doentes - 27 de setembro de 2025 5:04 am