12.8 C
Kóka
terça-feira, 7 outubro, 2025 2:44: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Exportações de frutos do mar do Japão sofrem com a continuidade da liberação de água tratada de Fukushima Daiichi

Quatro semanas se passaram desde que o operador da usina nuclear de Fukushima Daiichi começou a liberar água tratada e diluída no Oceano Pacífico.

spot_img

Quatro semanas se passaram desde que o operador da usina nuclear de Fukushima Daiichi começou a liberar água tratada e diluída no Oceano Pacífico.

A primeira rodada de liberação terminou na semana passada, sem impacto ambiental, mas a China continua com a suspensão de todas as importações de frutos do mar do Japão.

A usina nuclear sofreu um derretimento triplo no terremoto e tsunami de 2011. A água usada para resfriar o combustível derretido tem se misturado à chuva e à água subterrânea que se infiltra nos prédios danificados do reator.

A água acumulada está sendo tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio.

Antes de liberar a água tratada no oceano, o operador da usina a dilui para reduzir os níveis de trítio para cerca de um sétimo do nível de orientação da Organização Mundial da Saúde para água potável.

A operadora afirma que descarregou cerca de 8.000 toneladas de água tratada durante o período de 19 dias até a segunda-feira da semana passada.

Funcionários da concessionária e do governo têm testado amostras de água do mar em vários pontos da costa da usina.

Eles afirmam que a concentração de trítio em todos os locais tem estado abaixo do nível mínimo de 10 becquerels por litro. Isso significa que houve apenas um impacto insignificante no meio ambiente.

Mesmo assim, a liberação causou um sério golpe nos setores relacionados à pesca, incluindo uma empresa de processamento de frutos do mar na província de Hokkaido, no norte do país.

O presidente da empresa diz que seu principal destino de exportação era a China, com vendas anuais de quase 7 milhões de dólares. Mas agora, 50 toneladas de vieiras não vendidas permanecem nos freezers.

O presidente da empresa, Sawada Hikaru, disse que a situação é muito difícil, pois as negociações comerciais com a China foram suspensas.

Estão sendo feitos esforços para revitalizar a demanda no exterior. Ao contrário da China continental, Hong Kong ainda importa produtos de muitas partes do Japão.

Os varejistas japoneses iniciaram eventos de degustação e venderam vieiras de Hokkaido em uma tentativa de aumentar as vendas.

A operadora da usina planeja realizar mais três rodadas de liberação de água até o final de março próximo, mas muitas pessoas que vivem do oceano continuam preocupadas.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img